Bahia | Emprego

Aumento na conta de energia elétrica: Bandeira Vermelha patamar 2 eleva tarifas a partir de Outubro.

Publicado por: Extremo21 em 2 de outubro de 2024

A conta de energia elétrica ficou mais cara nesta terça-feira (01/10) com o acionamento da bandeira tarifária vermelha no patamar 2, o nível mais alto do sistema de bandeiras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a medida, o custo adicional para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos passará de R$ 4,463 para R$ 7,877. A decisão foi anunciada pela Aneel na última sexta-feira (27), como resultado do risco hidrológico devido ao baixo nível dos reservatórios e ao aumento no preço da energia no mercado, impactado pelos custos da energia gerada e não contratada.

O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, é composto por três cores: verde, amarela e vermelha, sendo a vermelha dividida em dois patamares. Enquanto a bandeira verde indica que não há cobrança extra, as bandeiras amarela e vermelha refletem o aumento nos custos de geração de energia. A bandeira vermelha patamar 1 estava vigente desde setembro, após um longo período de bandeira verde.

A Aneel destaca que as bandeiras tarifárias tornam mais transparente a cobrança de custos complementares na geração de energia elétrica, permitindo que os consumidores ajustem seu consumo e busquem alternativas para economizar energia, especialmente em momentos de escassez hídrica e aumento da demanda energética. Com esse novo ajuste, é esperado que os consumidores sintam um impacto significativo em suas contas de luz, o que reforça a importância de práticas de economia e de planejamento no uso da energia elétrica.

Nossas redes sociais